Segundo o dicionário, concorrência é: o ato ou efeito de disputar a primazia com outra(s) pessoa(s) ou coisa(s); competição, disputa.
No meu tempo de escola, eu pensava que só existia concorrência entre empresas do mesmo segmento e imaginava que o número de empresas no mesmo negócio geraria impacto nas vendas na mesma proporção.
Alguns anos depois aprendi sobre monopólio.
Segundo o dicionário: comércio abusivo que consiste em um indivíduo ou grupo tornar-se único possuidor de determinado produto para, na falta de competidores, poder vendê-lo por preço exorbitante.
Hoje percebo que em alguns setores muitos produtos e serviços são distribuídos por poucas empresas e a baixa concorrência nos deixa à mercê das regras impostas por essas instituições.
No setor bancário não é diferente. Apesar de existirem outras instituições, a concorrência com os grandes bancos não é expressiva e isso resulta numa entrega muito semelhante entre eles, tanto para o cliente interno quanto para o consumidor final.
Ao analisar por esse ângulo passei a ver a concorrência com outros olhos, afinal a concorrência nos obriga a oferecer um serviço melhor para seus consumidores em todos os sentidos.
A concorrência entre empresas e produtos é fundamental para o desenvolvimento do mercado em geral. Afinal, em busca da excelência para conquistar clientes, promove-se a melhoria e evolução dos produtos e tecnologias por trás deles.
O NuBank é um exemplo disso, quantas fintechs nasceram e quantas mudanças ocorreram no setor depois deles?
Outro exemplo é a XP INVESTIMENTOS que têm crescido e está levando conhecimento para um número muito maior de pessoas.
No mercado de crédito, recentemente, a Instrução Normativa 134 do INSS substituiu a expressão “Instituições Financeiras” por “Instituições Consignatárias”. Se antes apenas instituições que integram o sistema financeiro podiam ofertar empréstimos, essa mudança permite que outras instituições, além dos bancos, entrem no mercado. Isso abre margem para aumentar a concorrência e pode ser muito interessante para o canal correspondente.
Você pode conferir no link abaixo a íntegra da Instrução Normativa 134:
Mas é importante destacar que, assim como desejamos um serviço de qualidade do lado de lá, também é importante entregar um trabalho com mais qualidade do lado de cá, atuando com ética e transparência, proporcionando a melhor experiência para nossos clientes.
Desde 2020 a Autorregulação estabelece diretrizes e procedimentos no intuito de garantir a transparência e a segurança das transações financeiras regulando o processo de oferta e comercialização do crédito consignado, inclusive por meio de Correspondente, visando contribuir para a prevenção de conflitos nas relações de consumo e coibindo práticas nocivas para o mercado, em observância das normas editadas pelo Banco Central.
Você pode conferir alguns dos temas tratados pela Autorregulação que afetam diretamente a vida do correspondente bancário nesse artigo:

E agora que você já entendeu como a concorrência funciona e o quanto ela é importante para a evolução do mercado, deve estar pensando “como se destacar em um mercado tão amplo e competitivo, como é o mercado de crédito?”
Para isso é importante que você conheça os pilares que sustentam uma operação de sucesso e esteja preparado para todos os desafios que o mercado de crédito oferece.
E para isso, a Escola do Crédito oferece um treinamento completo, que te pega pela mão e te ensina o passo a passo de como se tornar um correspondente bancário.
A Escola do Crédito, nasceu em 2019, e se tornou o maior centro de formação para correspondentes bancários do país. Nossa missão é ajudar empreendedores, correspondentes bancários e vendedores a alcançar resultados extraordinários, a partir da metodologia CORBAN FAIXA PRETA.
A metodologia CORBAN FAIXA PRETA foi elaborada para que você estabeleça sua operação de crédito com base nos 5 pilares de uma operação de sucesso:
- Profissionais certificados, habilitados em exame de certificação para atuar com Crédito Consignado e Crédito Direto ao Consumidor;
- Uma gestão eficaz, com processos desenvolvidos e estruturados;
- Uma prospecção assertiva extraindo o melhor uso das ferramentas de captação;
- Um time de vendas que domina todas as técnicas de negociação;
- Um operacional que conhece os macetes da digitação nos sistemas dos principais bancos.
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